PLENÁRIO GERAL | SEXTA, 22 | 11H
STAL COMEMORA 50.º ANIVERSÁRIO COM ACÇÃO DE LUTA NO PORTO
Nesta sexta-feira, entre a Av.ª D. Afonso Henriques e a Alameda das Fontainhas, trabalhadores da Administração Local e do sector empresarial realizarão um desfile reivindicativo, no âmbito da celebração do meio século de lutas, resistência e conquistas do STAL. Após o almoço-convívio, haverá intervenções de dirigentes sindicais, estando prevista a presença do secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira.
A realidade veio dar razão ao STAL, confirmando os alertas de que este “novo” governo da AD iria prosseguir com as “velhas” políticas de direita, cujas implicações gravosas voltam a recair sobre os trabalhadores, enquanto distribui benefícios pelos principais grupos económicos, que acumulam muitos milhões de euros.
As alterações à legislação laboral anunciadas pelo Governo PSD/CDS representam um brutal retrocesso nos direitos dos trabalhadores, aprofundam ainda mais o desequilíbrio das relações laborais, agravam a precariedade e a relação individual de trabalho, fragilizam a contratação colectiva – procurando enfraquecer os sindicatos de classe e dividir os trabalhadores – e perpetuam os baixos salários.
A celebração deste meio século de lutas, resistência e conquistas do STAL, além da fraterna confraternização entre trabalhadores, estrutura sindical e convidados do Movimento Sindical Unitário – como o secretário-geral da CGTP-IN, Tiago Oliveira, e o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana – será igualmente uma ocasião para o Sindicato reafirmar as principais reivindicações dos trabalhadores da Administração Local e Regional e das Empresas Municipais e Concessionárias, para quem a degradação do poder de compra, a desvalorização das carreiras e o desrespeito pela dignidade profissional continuam a ser uma dura realidade.
Fonte: STAL