STML entrega abaixo-assinado ao Conselho de Administração da EGEACsubscrito por mais de 200 trabalhadores!
Nos últimos dois meses, o Sindicato dinamizou no seio dos trabalhadores um abaixo-assinado que procura, no essencial, alertar a Administração para um conjunto de problemas e entropias que urge corrigir.
O referido abaixo-assinado, dinamizado entre os meses de agosto e setembro, foi subscrito por mais de 200 trabalhadores e foi entregue ao Conselho de Administração (CA) a 2 de outubro. Nos seus conteúdos, sobressai a urgência em responder e solucionar, por ordem de prioridade, ao seguinte:
Em primeiro lugar, a adoção de medidas e orientações que respeitem, em todas as dimensões possíveis, o direito de resposta em tempo útil aos trabalhadores da empresa.
Num segundo plano, a correção das falhas e limitações do atual Portal das Pessoas e a introdução no recibo de vencimento de informações pertinentes, como o nível salarial de cada trabalhador.
Sublinhamos uma vez mais, que a EGEAC tem de respeitar os prazos de resposta às diferentes solicitações dos trabalhadores, tais como requerimentos (licenças, teletrabalho, férias, faltas, mobilidade, no âmbito de acidentes de trabalho ou doenças profissionais e outras situações), processamento de pedidos, esclarecimentos, reclamações, etc. Na relação com o trabalhador, a EGEAC deve assegurar o cumprimento do dever de respeito, urbanidade e probidade, algo que até agora não tem sido respeitado, face à excessiva morosidade ou mesmo ausência de resposta aos mais variados assuntos colocados pelas pessoas da empresa.
A entrega deste abaixo-assinado desafia a Administração a adotar medidas urgentes para simplificar e agilizar os procedimentos internos, de modo a garantir a celeridade e eficiência nos vários processos de análise, decisão e resposta.
Por último, referir que as reivindicações sobre a inclusão no recibo de vencimento das informações pessoais de cada trabalhador, como o nível salarial, serão finalmente resolvidas, com a sua normalização no próximo recibo de vencimento. Diríamos que a persistência observada ao longo dos últimos meses por parte dos trabalhadores e do seu Sindicato e que culminou com a entrega deste abaixo-assinado, contribuiu seguramente para este resultado. Faltam agora as soluções aos restantes problemas.
O STML continuará a acompanhar de perto a realidade dos trabalhadores da EGEAC, não deixando, em cada momento, de avaliar os melhores caminhos à resolução dos seus problemas, perspetivando, em termos mais amplos e estruturais, o respeito pelos seus direitos e expetativas.