A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN) saúda os trabalhadores e o povo Peruano pela greve geral de dia 19, afirmando a solidariedade e a confiança de que a mesma será um estrondoso êxito.

A Greve geral convocada pela Confederação Geral dos Trabalhadores do Perú (CGTP) e pela Assembleia Nacional do Povos (ANP) responde ao agravamento da situação política e social resultado da destituição do Presidente Pedro Castillo e a assunção da Presidência por Dina Boluarte sem sustentação popular.

O grande capital Peruano, em particular do sector financeiro e do sector petrolífero e mineiro, têm utilizado todas as ferramentas para manter este governo ilegítimo e resgatar para si as riquezas naturais e petrolíferas do país. Defendendo os interesses do imperialismo norte-americano, o objectivo é entregar as riquezas naturais a grandes corporações transnacionais, assim como impedir o desenvolvimento da indústria peruana e do sector agricola mantendo a dependência alimentar e industrial.

Aos mesmo tempo os trabalhadores Peruanos sofrem uma brutal inflação e perda de poder de compra associado ao ataque aos direitos laborais e sociais.

A CGTP-IN denuncia e condena a brutal repressão contra as mobilizações populares e da classe trabalhadora peruana, levado a cabo pelas Forças Armadas Peruana e apoiada pelo governo de Dina Boluarte e que provocou a morte de dezenas de pessoas, inclusive menores de idade, a que acrescem centenas de feridos e detidos, entre eles líderes sociais e sindicais.

Expressamos a nossa solidariedade com as reivindicações dos trabalhadores e do povo Peruano pelo fim da repressão, pela renúncia imediata do governo de Dina Boluarte, pela eleição de uma nova mesa directiva do congresso e um governo de transição, por novas eleições gerais e um referendo para a elaboração de uma nova constituição.

Em nome dos trabalhadores Portugueses desejamos os maiores êxitos para este dia de luta, certos que será uma poderosa resposta dos trabalhadores peruanos e uma afirmação da capacidade de mobilização e acção da vossa organização.