A CGTP-IN lamenta profundamente o grave acidente de trabalho ocorrido ontem numa fábrica de pirotecnia da região de Lamego, que vitimou mortalmente pelo menos 6 trabalhadores, demonstrando mais uma vez a importância fundamental da prevenção dos riscos profissionais e da promoção da segurança e saúde em todos os locais de trabalho.

acidenteSegundo os últimos dados publicados pela ACT, só no primeiro trimestre deste ano registaram-se 50 acidentes de trabalho graves, 20 dos quais mortais, o que é um número altamente preocupante num período de tempo tão curto. Em 2016 foi de 140 o número de mortes ocorridas no trabalho.

A CGTP-IN considera inaceitável que em Portugal o trabalho continue a fazer tantas vítimas. Os acidentes de trabalho (e já agora as doenças profissionais) não resultam de azar ou de mero acaso nem constituem inevitabilidades. Têm sempre causas identificadas e identificáveis e normalmente também têm culpados. Na sua maioria, resultam da falta de cumprimento de regras de segurança e nomeadamente da não adopção das medidas de protecção adequadas.

É urgente reduzir estes números, o que passa necessariamente pelo desenvolvimento e adopção das adequadas medidas de prevenção dos riscos profissionais em todos os locais de trabalho, pelo cumprimento rigoroso de todas as normas de segurança, pela implementação de medidas de prevenção e eliminação dos riscos existentes, pela adopção dos meios e equipamentos de protecção colectivos e/ou individuais necessários e adequados, pela informação e formação dos trabalhadores, em particular daqueles que se ocupam de actividades perigosas, relativamente aos riscos e à melhor forma de os evitar, reduzir ao mínimo ou eliminar, tudo factores absolutamente essenciais para garantir a vida e a integridade física dos trabalhadores.

05.04.2017