A precariedade laboral, imposta pela política de direita de sucessivos governos e agravada pelas alterações à legislação laboral feitas pelo governo do PS, prejudica o desenvolvimento do país e condena os trabalhadores à exploração e ao empobrecimento.

Em Portugal, mais de 1 milhão de trabalhadores têm contratos com vínculos precários.

A grande maioria ocupa postos de trabalho permanentes e são precisos todos os dias para o funcionamento dos locais de trabalho e empresas.

A precariedade é uma forma violenta de exploração utilizada pelos patrões para pagar menos salário, chantagear e oprimir os trabalhadores.

É preciso lutar por melhores condições de vida e de trabalho. Temos de intensificar a acção e luta reivindicativa nos locais de trabalho, empresas e serviços.

A precariedade é uma chaga que é preciso erradicar, tanto no privado como no público. Apesar do PREVPAP há milhares de trabalhadores da administração pública que continuam com as suas vidas em suspenso. É urgente que o governo assuma de uma vez por todas a integração de todos os trabalhadores que respondem a necessidades permanentes.

 

DIF/CGTP-IN
02.12.2019