É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento de Casimiro Manuel Serra Santos.

Neste momento de dor, face ao desaparecimento de um camarada que dedicou grande parte da sua vida ao projecto sindical da CGTP-IN, compete-nos prestar a devida homenagem a quem sempre lutou pela valorização do trabalho e dos trabalhadores, pelos valores e conquistas de Abril num Portugal de progresso e justiça social.

Nascido a 5 de Outubro de 1954. Em Novembro de 1981 entrou para funcionário do Sindicato Agrícola, tendo em 1992 sido eleito pela primeira vez para a Direcção do CESSUL. Foi eleito para a Direcção da União dos Sindicatos do Distrito de Beja, em Abril de 1996 e para a Direcção Nacional do CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal em 1998, em Julho de 1999 foi novamente eleito para a Direcção da União dos Sindicatos de Beja passando a ser membro do seu Secretariado e eleito Coordenador da mesma.

Foi membro do Secretariado Inter-Regional do Alentejo da CGTP-IN, e foi representante da CGTP-IN no Conselho Consultivo do Centro de Formação Profissional de Beja e membro do Júri de aprendizagem do IEFP – Alentejo.
Na CGTP-IN, deu o importante contributo como membro do Conselho Nacional nos mandatos entre 1999 e 2020.

É justo destacar a sua firmeza na defesa intransigente dos interesses e direitos dos trabalhadores, assim como, da CGTP-IN, da sua natureza de classe e dos princípios que a enformam. Assumiu particular relevância na discussão, preparação e concretização de diversas lutas, incluindo Greves Gerais.

A CGTP-IN manifesta a toda a sua família, amigos e camaradas, as mais sentidas condolências.

Informamos que o Velório realizar-se-á no Sábado (dia 15), a partir das 15H30 na Casa Mortuária de Beja, e no Domingo (dia 16), será cremado pelas 09H00 no Crematório de Ferreira do Alentejo.
A melhor forma de honrar a sua memória é continuar a luta por melhores condições de vida e de trabalho, pela valorização de quem trabalha ou trabalhou.

Até sempre camarada.

Lisboa, 14 de Novembro de 2025

 

Pel’ A Comissão Executiva do Conselho Nacional