A incidência da precariedade por sexo e faixa etária

A incidência da precariedade por sexo sofreu alterações nos últimos anos. Ao contrário do que acontecia anteriormente, actualmente são os homens trabalhadores os mais atingidos pela precariedade quando se considera o total das idades (22,3% face a 21,7% entre as mulheres em 2017). Mas nas faixas etárias mais jovens tem-se mantido a discriminação das mulheres. Em 2017, 66,9% das jovens trabalhadoras com menos de 25 anos tinham contratos não permanentes contra 65% dos jovens do sexo masculino, o mesmo acontecendo com 35% das jovens até aos 35 anos face a 32,4% dos jovens, sendo que na faixa dos 35 aos 44 anos a incidência era de 17,3% entre as mulheres e 15,7% entre os homens. Só entre os trabalhadores com 45 anos e mais a incidência da precariedade era mais elevada entre os homens (13,7% face a 11,5% entre as mulheres).

genero

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

contrato de trabalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Embora não existam muitos dados sobre precariedade desagregados pelas características dos trabalhadores, é possível também afirmar que os trabalhadores estrangeiros são mais atingidos pelo trabalho precário, tendo mais de 42% um vínculo não permanente, percentagem que aumentou em ao ano anterior quando era de 39%.

Os vínculos precários são também mais frequentes entre os trabalhadores a tempo parcial, já que abrangem cerca de 51% do total, sendo 75% entre os menores de 25 anos e 62% entre os 25 e os 34 anos. Ainda que o trabalho a tempo parcial não tenha grande peso entre os assalariados (representa 11% do total), estes dados são significativos.

Em 2017, a Agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca era o sector com maior incidência da precariedade (32,7%), seguindo-se os Serviços (22) e, por fim, a Indústria, construção, energia e água (21%).

 

GES/CGTP-IN
Agosto de 2018

 
 
 
 

Cofinanciado por: Programa Operacional Inclusão Social e Emprego - POISEPortugal2020EUROPA - European Union website, the official EU website