O Seminário promovido pela Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens - CIMH/CGTP-IN, realizado em 7 de Dezembro, na Fundação José Saramago, em Lisboa, foi um espaço de reflexão e de projecção do trabalho futuro nesta área sindical específica.

Contou com mais de 70 participantes, de todo o país, que deixaram as suas experiências e olhares sobre o tema da igualdade e do combate às discriminações no trabalho e na vida.

As duas oradoras convidadas: Anália Torres (Professora catedrática de Sociologia no ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e Directora do CIEG - Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP) e Rita Rato (Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa e Directora do Museu do Aljube Resistência e Liberdade), contribuíram com a divulgação de dados e a valorização das lutas das mulheres trabalhadoras.

Como escreveu José Saramago, “além da conversa das mulheres, são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita”.

É por esses sonhos que lutamos, num movimento sindical para o qual tem sido determinante a participação e a luta das mulheres pela igualdade.