poseur 3O ano de 2017 terminou com praticamente todas as áreas de intervenção do POSEUR cobertas por Avisos abertos, os quais disponibilizaram cerca de 62% da dotação de Fundo de Coesão programada, o que, aliado à elevada procura, permitiu passar de uma taxa de compromisso de 32% em 2016 para 58% em 2017 (+26 p.p.). Por seu turno, a taxa de execução do PO passou de 2% em 2016 para 9% em 2017 (+7p.p.), o que constituiu um avanço significativo. No entanto, continuaram a verificar-se algumas dificuldades na realização dos projetos no terreno. A natureza proeminentemente pública das entidades beneficiárias do POSEUR, exigindo um conjunto de autorizações orçamentais prévias e procedimentos de contratação pública complexos e morosos, condicionaram o arranque dos projetos, o que, associado a um elevado número de operações aprovadas em 2017, justificam o gap entre o nível de compromisso e de execução financeira.

No que respeita à taxa de aprovação do POSEUR (relação entre as candidaturas aprovadas e as candidaturas submetidas) a mesma é de 68% no que respeita ao número de candidaturas e de 80% em termos de Fundo de Coesão.

O total das 1.192 candidaturas aprovadas até 31-12-2017 apresenta um custo total elegível de 1.587 M€ e absorve 1.304 M€ de FC, cuja execução financeira no final de 2017 ascendia a 232 M€ de despesa elegível e 201 M€ de Fundo.

Apresentação Geral da Execução do Programa Operacional «relatório Execução Anual POSEUR 2017»