dom pedroAnfitrião do Portugal Masters não cumpre a legislação laboral e agrava as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores.

Os trabalhadores do grupo hoteleiro Dom Pedro Hotels & Golf Collection, em Vilamoura, concelho de Loulé, continuam sem receber o subsídio de férias que lhes é devido, situação que levou o Sindicato a apresentar queixa na Autoridade para as condições do Trabalho (ACT).

Além disso, em manifesta violação do contrato colectivo de trabalho em vigor, o grupo hoteleiro decidiu reduzir drasticamente o subsídio de alimentação sem que para tal forneça alimentação condigna aos trabalhadores, situação igualmente reportada à ACT.

Tendo entrado em situação de lay-off simplificado no início da pandemia, provocada pela COVID-19, os trabalhadores do grupo viram as suas remunerações drasticamente diminuídas, existindo já trabalhadores em situação financeira muito delicada, com muita dificuldade em honrar os seus compromissos.

Não podendo a pandemia servir de desculpa para todo o tipo de abusos e perda de direitos dos trabalhadores, o Sindicato de Hotelaria do Algarve espera que a ACT intervenha rapidamente. Caso não o faça, a situação dos trabalhadores do grupo poderá atingir patamares incomportáveis, tendo em conta que, em vários casos, dois elementos do agregado familiar trabalham para a mesma empresa.

Além dos 5 campos de golfe de Vilamoura, o grupo Dom Pedro Hotels & Golf Collection é ainda proprietário de 3 unidades hoteleiras, o Dom Pedro Vilamoura, Dom Pedro Portobelo e Dom Pedro Marina, também elas situadas em Vilamoura.

Esta não é a primeira queixa na ACT contra o grupo hoteleiro desde o início da pandemia e seguramente não será a última, caso a administração do grupo mantenha a política de exploração laboral que tem vindo a seguir.

O Sindicato não permitirá que continuem os abusos contra os trabalhadores e poderá avançar para outras formas de luta, caso a situação não se altere.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve repudia estas decisões do grupo Dom Pedro e apela aos trabalhadores para se sindicalizarem e organizarem em defesa dos seus direitos.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve