picking 700x360Começou ontem a greve de 3 dias dos Trabalhadores da LETA, adstritos ao serviço de picking da SUPER BOCK em Leça do Balio.Os Trabalhadores, patrocinados pelo SINTAB, iniciaram um período de 3 dias de greve por aumentos salariais, exigindo a aplicação, também a si, do acordo alcançado no ano passado que determinava os aumentos salariais para os próximos 3 anos, aos manobradores de cargas, Trabalhadores da mesma empresa.

A greve resulta da falta de resposta da Entidade Patronal às reivindicações dos Trabalhadores, mesmo depois de estes terem alterado a sua proposta inicial com vista a acordar a aplicação do acordo só em janeiro de 2021.

A greve de ontem teve dois períodos distintos, com adesão mais baixa durante o turno de dia, e com uma adesão quase total no turno da noite.

Os Trabalhadores do turno de dia deram conta ontem, aos Dirigentes Sindicais, de que concordavam com os motivos da greve, mas teriam receio de sofrer represálias, fruto de ameaças proferidas pelas chefias de os transferir de posto de trabalho e da retirada de subsídios.

Já durante o período de greve, há evidências da prática de ilegalidades como a substituição de Trabalhadores em greve, algo que o SINTAB já tinha antecipado e, por via disso, pedido acompanhamento à ACT. As ilegalidades agora registadas serão obviamente denunciadas de imediato às Autoridades.

Lembramos que a LETA e a SUPER BOCK haviam já tentado impedir estes Trabalhadores de realizar o plenário no posto de Trabalho, tendo isso motivado a intervenção da ACT.

A greve iniciada ontem teve implicações na capacidade de resposta da SUPER BOCK e terá repercussões acentuadas nas encomendas para os cafés, restaurantes e supermercados da área do grande Porto, durante os próximos dias.

Fonte: SINTAB