cerveja alcoolOs Trabalhadores da LETA que operam o serviço de picking da SUPER BOCK, em Leça do Balio, realizaram, na semana passada, uma greve de três dias em protesto contra a ausência de resposta da Entidade Patronal às suas reivindicações.

Estes Trabalhadores reivindicam a aplicação, também a si, do acordo firmado entre o SINTAB e a LETA, no ano passado, para os manobradores de cargas, que garante, entre outros direitos e melhorias de condições de trabalho, o aumento salarial igual ao aumento do salário mínimo até 2022, num mínimo de 30 euros.

Da parte dos Trabalhadores, a greve decorreu dentro da normalidade, tendo sido nomeados os membros do piquete de greve que a acompanhou durante todo o período, tendo registado e relatado uma série de irregularidades e atropelos à Lei da greve, já denunciadas às Autoridades competentes, conforme anexo que juntamos a esta nota.

Lembramos que já antes do período de greve, a LETA e a SUPER BOCK tinham impedido a realização de um plenário de Trabalhadores nas instalações, que acabou por se realizar na rua. Já depois disso, e nos dias que antecederam a greve, a LETA deu, aos Trabalhadores, indicações da possibilidade de transferência de posto de trabalho ou mesmo perda de subsídios, caso aderissem à greve, tendo demovido inúmeros Trabalhadores do turno de dia que, em contacto com os Dirigentes do SINTAB, assumiam a vontade de aderir à greve e a concordância com a totalidade das reivindicações, apenas não o fazendo por claro receio de sofrer represálias.

A Greve teve, ainda assim, uma adesão bastante representativa, sendo quase total no turno da noite.

Isto teve implicações na capacidade de despacho de encomendas da SUPER BOCK para os hotéis, cafés, restaurantes e híper/supermercados do Grande Porto, com vários relatos de proprietários de cafés a comprovar. Às 4:00h de quinta feira, dia 26, hora do fim do último turno em greve, verificava-se um atraso nas cargas de 11 camiões de distribuição.

Ao SINTAB chegou ainda a indicação da deslocalização da preparação de encomendas para a plataforma logística de Santarém, onde a LETA terá reforçado o seu contingente de Trabalhadores. Também aí, o SINTAB está em contacto com os Trabalhadores no sentido de os envolver naquilo que são os argumentos justos para a luta.

Compete agora à LETA, sem desresponsabilização da SUPER BOCK, perceber a necessidade de vir de encontro às reivindicações dos Trabalhadores, aceitando iniciar a negociação, conforme pressuposto legal.

O SINTAB promoverá a realização de um plenário de Trabalhadores nas próximas semanas onde estes decidirão sobre a necessidade de reforço das formas de luta.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal