Os trabalhadores da Sumol+Compal fazem greve nacional no dia 12 de Janeiro, em todos os estabelecimentos da empresa no território nacional. Realizam também, no mesmo dia, uma manifestação, em frente à Câmara Municipal de Almeirim, entre as 14:00h e as 16:00h, com a presença da Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha.

Greve dos Trabalhadores da Sumol+Compal

Os trabalhadores da SUMOL+COMPAL deliberaram, nos plenários que realizaram nas unidades fabris de Almeirim e Pombal, emitir um pré-aviso de greve para o dia 12 de janeiro de 2022, com concentrações à porta das fábricas de Pombal e Almeirim, e ainda manifestação de Trabalhadores em Almeirim, em frente à câmara municipal, com a presença da Secretária Geral da CGTP, a Camarada Isabel Camarinha.

Esta decisão deriva da intransigência que a Administração tem demonstrado na recusa da séria negociação da carta reivindicativa apresentada pelos Trabalhadores.

Perante a apresentação das justas reivindicações dos Trabalhadores, de onde se destacam a reformulação do escalonamento da tabela salarial, quase totalmente absorvida pelo SMN, e a implementação de perspetivas de progressão de carreira, a Administração não tem dado qualquer resposta objetiva, desvalorizando a iniciativa e os próprios Trabalhadores.

Os plenários de novembro haviam já deliberado o combate à contínua precarização da mão de obra, por recurso excessivo e injustificado à prestação de serviços externos e trabalho temporário, bem como a firme oposição aos despedimentos coletivos que a empresa colocou em prática durante os últimos anos.

A greve decorrerá entre as 23:00h do dia 11 e as 8:00h do dia 13 de janeiro, em todos os estabelecimentos da empresa no território Nacional.

A manifestação, com a presença confirmada da Camarada Isabel Camarinha, será em frente à Câmara Municipal de Almeirim, entre as 14:00h e as 16:00h do dia 12 de janeiro.

Fonte: SINTAB