metro Reuniram (6 de Outubro) as Organizações Sindicais, subscritoras desta informação, e tendo em conta os factos passados no sorteio de árbitros no CES no passado dia 3 ás 12h00, e a rejeição total, do impedimento por nós apresentado, perante a nomeação da Juiz Presidente, que mais do que uma vez em sorteios anteriores, afirmou que “....por questões ideológicas, e não por questões objetivas, entende que todas as greves, só se podem realizar com a atribuição de serviços mínimos, para a circulação de comboios...“ ignorando claramente as características do trabalho em subsolo, e a responsabilidade de garantir a segurança de trabalhadores e utentes, decidiram assim os representantes dos Trabalhadores, desconvocar esta greve.

Contudo, não vamos desistir da luta, neste sentido no próximo dia 12, dia em que deveríamos estar em greve, pelo direito à contratação coletiva, contra as más condições de trabalho cada vez mais evidentes por falta de pessoal, contra os processos disciplinares com intenção de despedimento, claramente ilegais, contra a substituição de trabalhadores do ML, por outros subcontratados, contra prepotência e a arrogância de quem cujo principal objectivo deveria ser o da defesa dos Trabalhadores que tem á sua responsabilidade, entre muitas outras situações que a seu tempo, denunciaremos publicamente.

Vamos então levar a cabo a realização de 3 Plenários distintos, procurando abranger o maior numero de trabalhadores possíveis, começando no PMO III, na Sidónio Pais e finalmente no PMO II, para os serviços noturnos, todos com tempo de deslocação e abertos a todos os trabalhadores das diversas categorias profissionais, que se encontram ao serviço nessa altura. Sobre esta matéria vão sair cartazes, mais explícitos com horários e locais, em tempo útil.

Entregaremos (6 de Otubro) um novo aviso prévio de greve, para ganhar tempo, relativamente aos 10 dias de aviso, para o próximo dia 25 de outubro, e discutiremos com todos, a continuação da luta e as medidas a tomar. Aproveitamos para informar, que cerca das 10h00 de hoje, uma delegação constituída por delegados e dirigentes sindicais, das estruturas das várias empresas do setor empresarial do estado, entregarão um oficio ao Ministro do Ambiente e Ação Climática, colocando as várias preocupações dos trabalhadores deste setor, onde os do Metropolitano de Lisboa EPE, se incluem, e solicitando uma reunião com carater de urgência.( Fomos informados que neste momento a reunião decorre com o respectivo Ministro e um elemento de cada estrutura)

Num período em que a inflação se cifra nos 9%, e em que nos últimos anos os trabalhadores, não têm visto os seus salários actualizados, é preciso dizer NÃO....NÃO vamos permitir que nos nivelem por baixo.

Os Trabalhadores do ML, têm correspondido sempre a todos os desafios propostos pela empresa, em defesa do serviço público de transporte, agora é o tempo de exigirem respeito.

A luta vai endurecer....pois é esse um único caminho que nos indicam

Fonte: FECTRANS – STTM – SINDEM – SITRA -SITESE – STMETRO