cantinaEste sindicato tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Santo Tirso vai proceder à substituição dos trabalhadores da cantina da escola da Ermida na greve de amanhã e assegurar as refeições aos alunos.

A ser verdade, trata-se de uma flagrante ilegalidade, que configura aliás a prática um crime, previsto e punível por lei.

A Câmara Municipal devia era apoiar os trabalhadores na sua luta e não dar cobertura a ilegalidades e praticar ilegalidades.

O sindicato já protestou junto de Câmara Municipal e exigiu que seja resposta a legalidade.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Santo Tirso concessionou o serviço de refeições das cantinas escolares à ICA, mas não assegura equipamentos em bom estado e em número suficiente para garantir um serviço de qualidade e de acordo com as normas de segurança alimentar.

Há fogões avariados, que dificultam a confeção das refeições; há esquentadores avariados que obrigam à lavagem das loiças em água fria, contrariando normas de segurança e higiene alimentares; há falta de frigoríficos e produtos a estragarem-se, etc.

Por outro lado, a ICA mantém ritmos de trabalho intensos e falta de pessoal, cargas horárias de 2 ou 3 horas diárias que não chegam sequer para pagar os transportes, não classifica devidamente os trabalhadores, chega ao ponto de contratar as próprias cozinheiras a tempo parcial o que dificulta, e muito, o seu trabalho de preparação e confeção das refeições.

Os trabalhadores e o sindicato já reclamaram, mas a situação mantém-se.

Os trabalhadores da cantina da Escola EB1 da Ermida, cansados de reclamar e de esperar a resolução dos seus problemas decidiram marcar uma greve dia 11 do corrente.

Os trabalhadores em greve vão concentrar-se à porta da cantina a partir das 8 horas e pelas 8:30 será dada uma conferência de Imprensa no local para denunciar publicamente a situação.

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte