Os trabalhadores das empresas do grupo IP (Infraestruturas * Telecom * Engenharia * Património) estão hoje em greve, da qual resulta um forte impacto na circulação ferroviária de transporte de passageiros e de mercadorias.É uma greve que demonstra o enorme descontentamento dos trabalhadores, que assim dão força à reivindicação sindical de aumento dos salários, que não pode continuar a ser ignorada pelo governo.

No dia de hoje a circulação ferroviária ficou reduzida aos serviços mínimos e nalguns casos nem esses foram realizados na totalidade, o que demonstra a enorme adesão, superior a 80%, o que origina que nos painéis de informação, ao longo do dia, a palavra mais lida seja “suprimido”.

Da parte da Fectrans e seu sindicato no sector, o SNTSF, tudo iremos fazer, nos próximos dias, para privilegiar a solução do conflito através da negociação, que não se fará só com uma parte, é preciso que o governo/administrações demonstrem vontade, a começar já no dia 5 na reunião com o presidente da CP.

Ao do governo/administrações, os trabalhadores ferroviários não querem suprimir circulações ferroviárias, nem suprimir a negociação colectiva.

Numa altura que se fala tanto em milhões de investimento na ferrovia, é preciso que se “invista” também nos ferroviários.

Fonte: Fectrans