Fiequimetal - Arrancou campanha nacional contra precariedade na EDPCom um plenário dos trabalhadores da EGOR que fazem a telecontagem da E-Redes, realizado junto do edifício Altice, no Porto, a Fiequimetal e os sindicatos iniciaram, no dia 18, uma campanha nacional sob o lema «Também somos EDP». Exige-se que cerca de 5000 trabalhadores que, como estes, asseguram áreas fundamentais do Grupo EDP, sejam integrados nos quadros das empresas para as quais efectivamente trabalham, com os salários e direitos previstos no Acordo Colectivo de Trabalho do grupo.

A campanha inclui um «roteiro», para levar esta exigência até junto de instalações onde este fenómeno tem maior expressão, como os centros de contacto em Seia, Lisboa e Elvas, entregues pela EDP a empresas prestadoras de serviços (Randstad e EGOR).

O encerramento deste roteiro será assinalado com uma concentração junto da sede da EDP, para entregar um abaixo-assinado com estas exigências.

A recolha de assinaturas, que agora começou (em papel, através da rede de dirigentes e delegados sindicais do SITE Norte, do SIESI, do SITE CSRA e do SITE Centro-Norte, e online), assumirá também a forma de petição, dirigida ao Governo e à Assembleia da República.

Vão ser reproduzidos cartazes e um autocolante.

No plenário de dia 18 participaram os coordenadores da Fiequimetal, Rogério Silva, e do SITE Norte, Miguel Ângelo Pinto, e dirigentes, delegados e activistas sindicais de centros de contacto, que trabalham para a EDP, no Norte, Centro e Sul do País.

EGOR já recuou

Com as formas de protesto e luta realizadas pelos trabalhadores da telecontagem, no Porto, já se notou um recuo nas pressões patronais.

Como não tem havido voluntários para trabalhar ao sábado, nas condições que a empresa pretendia impor, o SITE Norte apurou que, dias antes do plenário, foi passada a informação de que, afinal, já não é preciso chamar pessoas para esse horário.

Para o sindicato, trata-se de uma primeira vitória, apenas conseguida devido à união e à organização dos trabalhadores.

Nos últimos meses, a sindicalização neste local de trabalho aumentou significativamente e foi criada estrutura, com a eleição de uma delegada sindical.

Vale a pena lutar e a luta será determinante para obter respostas ao Caderno Reivindicativo apresentado em Dezembro e que a EGOR vai ter de negociar com o SITE Norte.

MATERIAIS DA CAMPANHA

20230118Abaixo assinado TAMBEM SOMOS EDP cabecalho
Assinar petição online
Obter abaixo-assinado em pdf (para impressão frente e verso)