EM DEFESA DOS TRABALHADORES DO SECTOR DA RECOLHA DE RESÍDUOS E LIMPEZA URBANA

STAL envia “Carta Reivindicativa” às empresas do sector e exige negociações urgentes e sérias

No âmbito do “Mês de Esclarecimento e de Luta” (que se estende até dia 15 de Fevereiro), o STAL enviou um documento reivindicativo dos trabalhadores da recolha de resíduos e limpeza urbana às empresas do sector e à respectiva associação empresarial (APERLU), exigindo a aplicação imediata das exigências aprovadas e a abertura de um processo negocial urgente. Já nesta sexta-feira, dia 27, os trabalhadores da FCC Environment vão reunir-se em Plenário em vários polos da empresa para definir formas de luta, em defesa dos seus direitos e das suas reivindicações.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local está a promover, a nível nacional, uma acção em defesa dos trabalhadores do sector da recolha de resíduos e limpeza urbana, tendo aprovado uma “Carta Reivindicativa Urgente”, que enviou à Associação Portuguesa dos Empregadores de Resíduos de Limpeza Urbana e às empresas do sector, exigindo a abertura de um processo negocial sério, no sentido de adoptar as soluções para os muitos problemas com que os trabalhadores se debatem, nomeadamente neste difícil contexto socioeconómico, e há muito enunciados pelos trabalhadores e pelo STAL.

De realçar que os trabalhadores do sector da recolha de resíduos e limpeza urbana estão na linha da frente na prestação de serviços essenciais às populações, sendo fundamentais para garantir a saúde publica e um ambiente de qualidade do espaço público.

E no cumprimento desta nobre missão, indispensável ao funcionamento da sociedade, estes trabalhadores desempenham tarefas penosas e insalubres, são sujeitos a um grande esforço e estão expostos diariamente a elevados riscos – agravados desde a pandemia da Covid-19 –, sem, contudo, beneficiarem de qualquer compensação e auferindo salários miseráveis.

Os trabalhadores deste sector exigem o respeito profissional, a dignificação das funções que exercem, a valorização salarial e a urgente melhoria das condições de trabalho, que ameaçam a sua saúde, a sua segurança e a própria vida.

PLENÁRIOS TRABALHADORES DA FCC

Também inserido no “Mês de Esclarecimento e de Luta” (que decorre entre 16 de Janeiro e 15 de Fevereiro) do STAL, os trabalhadores da FCC Environment Portugal vão reunir-se – nesta sexta-feira, dia 27 –  em Plenário nas instalações de Lousada, Marco Canavezes, Torre Moncorvo e Vila Real, para definir formas de luta na empresa, em defesa dos seus direitos e das suas reivindicações.

Os trabalhadores vão, ainda, votar um apelo à unidade de todos os trabalhadores do sector em prol da aplicação imediata da “Carta Reivindicativa Urgente” e do combate ao ataque aos seus direitos, da adopção de medidas imediatas de valorização dos salários em todo o sector, da dignificação das profissões e do respeito pelas funções, assim como o reforço da luta contra a exploração, a precariedade e a degradação das condições de trabalho.

Fonte: STAL