Depois de ter sido formalizada pelo SITE CSRA a convocação da greve aprovada pelos trabalhadores, para dias 28 de Fevereiro e 1 e 2 de Março, foi alcançado um acordo salarial com os representantes patronais na Upfield.

A empresa propôs reabrir as negociações, agendando uma reunião para dia 28. Isto levou a que os trabalhadores decidissem na véspera, em plenários, suspender a greve nos dois primeiros turnos, para conhecer as propostas patronais.

Nos plenários os trabalhadores mostraram unidade e mantiveram a posição expressa na resolução de 10 de Fevereiro: dar continuidade à greve nos restantes horários, caso não existissem avanços nas negociações (a proposta da empresa para aumento salarial era  de apenas 40 euros).

Assumindo a gerência o compromisso de ir ao encontro das reivindicações dos trabalhadores, a greve ficou suspensa. O acordo foi fechado no dia 28, prevendo um aumento salarial de 80 euros, valor a que acresce a gratuitidade da refeição no refeitório (cerca de  13 ou 14 euros por mês).

O sindicato realça que, para este desfecho, a organização e a unidade dos trabalhadores foram factores determinantes.

É importante que os trabalhadores continuem a reforçar as suas organizações representativas, para que os consolidarem a capacidade de melhorar as suas condições de vida e de trabalho, alerta o SITE CSRA, saudando todos os trabalhadores da Upfield pela sua luta.

Fonte: Fiequimetal