Vigília / Plenário
Trabalhadores dos bares e serviço de refeições dos comboios de longo curso da CP, sexta-feira (03/03), pelas 17h00, Estação de Santa Apolónia (entrada principal).

Os trabalhadores da Apeadeiro 2020, Lda., que exercem a sua atividade profissional nos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades, estão pelo terceiro dia em greve hoje com uma adesão de 100%.

Os comboios estão a circular sem serviço de bar e refeições, incluindo sem água potável, o que é inaceitável e ilegal.

O Secretário de Estado informou a FESAHT que está a ser feita uma consulta ao mercado para entregar a exploração a outra empresa, que o problema será resolvido no prazo de 30 dias e que a CP já terá iniciado o processo de denuncia do contrato de concessão, acrescentando que dará uma informação mais completa na reunião do Ministério do Trabalho que terá lugar dia 8 de março.

Os trabalhadores e a FESAHT não se conformam com a posição do Governo e da CP.

Não é aceitável que os trabalhadores, que já têm o salário de fevereiro em atraso, fiquem mais o mês de março sem salário.

Além disso, os comboios de longo curso não podem legalmente circular sem serviço de bar e refeições.

Por isso, os trabalhadores exigem justamente ao Governo que obrigue a CP a assumir a gestão direta do serviço de refeições a bordo dos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades, que a CP assuma os contratos de trabalho dos trabalhadores e que garanta o pagamento do salário de fevereiro.

O serviço de bar e refeições a bordo dos comboios de longo curso é essencial e por essa razão várias empresas da ferrovia a nível europeu, e não só, assumem este serviço diretamente.

Fonte: FESAHT

A revindicação dos trabalhadores é a que melhor serve os utentes - que estão a pagar um serviço que lhes está a ser negado -, e que melhor serve os trabalhadores.

Com a rescisão do contrato de concessão, verifica-se a reversão da exploração desta unidade económica e. por força do artigo 285.º do Código do Trabalho, os contratos de trabalho dos trabalhadores transmitem-se para a CP com todos os direitos e regalias.

Os trabalhadores realizam hoje uma vigília / plenário nas estações de Campanhã e Santa Apolónia (entrada principal), a partir das 17h00, dando mais uma vez expressão publica ao seu protesto.