A FECTRANS (OFICIAISMAR e SIMAMEVIP) reuniu a 3 de Março com o Ministro das Infraestruturas, a quem entregou um memorando intitulado “POR MARES LIMPOS E SEGUROS - Contributo da FECTRANS para uma estratégia marítima nacional”.

Nesta reunião foram abordados os seguintes temas:

Idade da reforma dos piloros de barra e portos – Foi dada a informação que a Segurança Social está a ultimar o trabalho que se comprometeu, que terminará num curto espaço de tempo e logo de seguida realizar-se-á uma reunião para continuar a discussão deste assunto.

Referimos que, reconhecendo que há trabalho a fazer, não faz sentido prolongar no tempo a discussão deste tema, tendo em conta que foram criadas expectativas aos trabalhadores em 2018, que não podem ser mais frustradas.

Negociação colectiva – Depois da assinatura do ACT com as Administrações Portuárias, que ocorreu no passado dia 15 de Fevereiro, foi colocada a necessidade da continuação da discussão das matérias não contempladas nesta primeira fase da negociação, tais como, carreiras, organização do trabalho, salários, que têm sido objecto de portarias, sendo matérias excluídas das convenções colectivas que existiam antes, situação que achamos que tem de ser alterada.

Da parte do Ministro foi dada a concordância sobre esta nossa posição, comprometendo-se a intervir também junto do Ministério das Finanças para se prosseguir a negociação.

Memorando – A delegação da FECTRANS procedeu à apresentação sumária do memorando e à explicação das principais propostas, ficando aberta a hipótese de novas reuniões para discussão dos diversos temas do documento, após a análise pelo Ministério.

Memorando – “POR MARES LIMPOS E SEGUROS Contributo da FECTRANS para uma estratégia marítima nacional

Fontes: FECTRANS