Oitavo dia de greve por tempo indeterminado e terceiro dia de vigília/acampamento permanente ...

Com objetivo de definir a continuidade da luta!, realiza-se hoje, 8 de março, às 18h00 um Plenário Geral dos Trabalhadores dos Bares dos Comboios de longo curso da CP, em Lisboa, à entrada da estação de Santa Apolónia, onde decorre uma Vigila/Acampamento

Os trabalhadores dos bares e serviço de bordo dos comboios de longo curso da CP, que exercem a sua actividade profissional nos comboios Alfa Pendular e Intercidades, estão em greve pelo oitavo dia consecutivo, acampados há três dias na estação de Santa Apolónia.

Estes trabalhadores vivem uma situação social dramática pois encontra-se sem o salário de fevereiro e temem pelo futuro dos postos de trabalho.

Os Sindicatos têm agendada para hoje uma reunião no Ministério do Trabalho, no Porto, pelas 11 horas, com a presença da CP, onde exigem uma resolução imediata da situação pela empresa publica ou através do Ministério das Infraestruturas quem tem a tutela da CP e responsabilidade de garantir a qualidade do serviço publico nos comboios de longo curso.

A CP tem conhecimento antecipado, janeiro de 2023, da grave situação social em que se encontram mais de uma centena de trabalhadores, havendo casais a trabalhar nos bares dos comboios de longo curso o que torna dramático o sustento familiar.

Os trabalhadores reclamam que a CP assuma a gestão do serviço de imediato e no futuro, com efectivação dos postos de trabalho dos 130 trabalhadores e pague o salário em dívida de fevereiro.

Hoje, pelas 18h00, os trabalhadores vão reunir em plenário, onde serão apresentados os resultados da reunião e serão tomadas as decisões necessárias, tendo em conta as informações transmitidas pela CP, nomeadamente a continuidade da luta.

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO SUL