O Sindicato dos Transportes e Turismo e Outros Serviços da Horta, filiado na FECTRANS, tornou público que os trabalhadores ao serviço da entidade empregadora Cristiano, Lda., (Açores) estão constantemente com remunerações em atrasos.

Os trabalhadores desta empresa tornam público que a instabilidade e atrasos sucessivos no pagamento das remunerações mensais devidas tornam incomportável o trabalho exigido.

Exemplificamos que os vencimentos de Fevereiro de 2023, ao dia de hoje, ainda não foram liquidados. A situação está a tornar-se recorrente e intolerável pois já existem trabalhadores em situação de dificuldades financeiras e a nível pessoal e familiar.

A falta de pagamento da retribuição aos trabalhadores coloca numa situação desagradável todas as famílias que dependem destes salários, nomeadamente todas as despesas da habitação que ficam numa situação de atraso levando a possíveis situações de corte ou suspensão de serviços, já para não falar dos empréstimos bancários que ficam em atraso, ao qual sabemos que não existe qualquer perdão.

Como é do conhecimento público, e afirmado pela empresa, os atrasos constantes devem-se à falha de liquidação pela parte do Governo Regional, mais especificamente da Secretaria Regional da Educação, das facturas referentes ao transporte escolar da ilha do Pico.

É incomportável que numa altura com o agravamento do custo de vida exista esta postura da parte do executivo açoriano, sendo que deveriam ser os primeiros a liquidar os valores em falta, tendo em consideração que este já foi informado da situação difícil destes trabalhadores.

Fonte: FECTRANS