A Fiequimetal emitiu para 28 de Março um pré-aviso de greve, de 24 horas, para permitir a participação na manifestação nacional de jovens trabalhadores, que nessa tarde tem lugar em Lisboa (Rossio) e no Porto (Vila Nova de Gaia, Av. da República), sob o lema «Basta de empobrecer a trabalhar! Precariedade é para acabar! É tempo de lutar!».

A disponibilidade dos jovens trabalhadores para a luta pelos seus direitos, contra os baixos salários e por uma mais justa distribuição da riqueza reflectiu-se na confiante e forte participação da juventude na manifestação nacional de dia 18, de onde saiu um forte apelo à participação na manifestação de dia 28.

Dos objectivos da greve e da manifestação, destacam-se:

— Aumento geral dos salários em 100 euros;

— Salário mínimo nacional de 850 euros, com efeitos a Janeiro;

— 35 horas de trabalho semanal para todos, sem perda de salário;

— Fim da precariedade e garantia de que a um posto de trabalho permanente corresponde um vínculo de trabalho efectivo;

— Revogação das normas gravosas da legislação laboral, nomeadamente a caducidade dos contratos colectivos, e reposição do tratamento mais favorável ao trabalhador;

— Revogação do período experimental de 180 dias para jovens à procura do primeiro emprego e desempregados de longa duração.

A participação na manifestação é organizada pelos sindicatos (ver contactos aqui).

Fonte: Fiequimetal