A administração da CP informou ontem os representantes dos trabalhadores dos bares dos comboios que assinou um novo contrato de concessão do serviço de refeições dos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades com a empresa Newrail – Restauração e Serviços, Ld.ª.

Na base dessa informação e do compromisso da nova empresa de assumir os contratos de trabalho dos trabalhadores no dia 1 de maio, os trabalhadores decidiram suspender a luta e as vigílias que mantinham à porta das estações de Campanhã e Santa Apolónia desde o dia 1 de março.

Os trabalhadores possam agora para a nova empresa com todos os direitos e regalias, incluindo a antiguidade, e vão receber os três meses de salários em atraso.

Trata-se uma grande vitória dos trabalhadores e dos seus sindicatos de classe que os apoiaram desde a primeira hora.

Contudo, os trabalhadores vão continuar a luta até à sua reintegração nos quadros da CP.

O novo contrato de concessão tem inicio dia 1 de maio de 2023 e termo no dia 31 de dezembro de 2023 e o objetivo da luta dos trabalhadores é passarem para os quadros da CP, no mínimo, no dia 1 de janeiro de 2024.

No próximo dia 2 de maio realiza-se uma reunião no Ministério do Trabalho com a CP e a nova empresa, a pedido da FESAHT para esclarecer alguns assuntos pendentes.

Fonte: FESAHT