Despedimento de Dirigente Sindical e membro do Conselho Nacional da CGTP INA ECCO, uma multinacional dinamarquesa do setor de calçado, anunciou um despedimento coletivo, afetando 42 trabalhadoras da unidade de Santa Maria da Feira, uma ação que aparenta ser estrategicamente organizada para despedir a delegada e dirigente sindical, Susana Bastos.

A Susana Bastos é uma defensora incansável dos direitos dos trabalhadores na ECCO. Tem sido a voz e o rosto de muitos trabalhadores, desafiando as práticas abusivas e alegações de assédio moral. Susana Bastos esteve na linha de frente, denunciando ativamente estas práticas na empresa.

Susana Bastos não apenas denunciou estes comportamentos, como também acredita que a estratégia da ECCO foi concebida especificamente para enfraquecer os delegados sindicais e representantes dos trabalhadores. Esta é uma atitude que fragiliza os direitos sindicais e é um ataque à liberdade da organização dos trabalhadores em defesa dos seus direitos.

Acreditamos que o despedimento coletivo de 42 trabalhadoras foi uma manobra para ocultar a real intenção da empresa: silenciar Susana Bastos e enfraquecer a atividade sindical na ECCO. Estas 42 mulheres, incluindo Susana Bastos, foram vítimas de uma injustiça. Susana Bastos, em particular, abdicou de uma indemnização de 1,4 meses por cada ano de trabalho, em prol dos seus valores morais, dignidade, respeito e defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores.

Portanto, apelamos a todos os trabalhadores, cidadãos e especialmente a todos os trabalhadores sindicalizados, para se juntarem a nós na sexta-feira, dia 19 de Maio, com início às 13h30, em frente às instalações da ECCO em São João de Ver. Esta é a hora de mostrar a nossa força, o nosso poder e defender os direitos sindicais.

Estamos solidários com Susana Bastos e com todas as trabalhadoras injustamente despedidas. O nosso lema é claro: Não há volta a dar, a Susana vai voltar!

Esta é uma luta de todos nós. Unidos somos mais fortes e juntos vamos lutar por justiça e por um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos.

Não faltem! A vossa presença é fundamental. A união faz a força!

Com fraternidade e solidariedade,

Fonte: SNPIC - Sindicato Nacional do Calçado, Malas e Afins