Caravana Pela Profissão e Pela Escola Pública atravessa hoje o AlentejoHoje, sexto e penúltimo dia, a Caravana Pela Profissão e Pela Escola Pública percorre boa parte do Alentejo, com o seguinte horário:

· 12 horas – Mora*, na Escola Secundária de Mora;

· 13 horas – Montemor-o-Novo*, junto à escola secundária de Montemor-o-Novo

· 15:30 horas – Torrão;

· 16 horas – Ferreira do Alentejo, passagem junto à EB23 José Gomes Ferreira;

· 17 horas – Aljustrel*, junto à Escola Secundária de Aljustrel.

Nos três locais assinalados, os dirigentes sindicais que integram a caravana irão dirigir-se aos professores presentes, denunciando a inaceitável postura do Ministério da Educação que não revela capacidade, nem vontade política para resolver os problemas que afetam os professores, continuando a desvalorizar uma profissão em que vão faltando cada vez mais profissionais.

No dia 29, a FENPROF denunciará a estratégia do ME para reduzir ainda mais o número de docentes avaliados com Muito Bom ou Excelente, tornando ainda mais limitadas as quotas da avaliação. Será, também, oportunidade para destacar o cinismo de uma equipa ministerial que recusou alterar o regime de Mobilidade por Doença e que aprovou um diploma alegadamente destinado a corrigir assimetrias na carreira, mas que não as corrige e ainda cria mais algumas.

Os primeiros 5 dias desta caravana permitiram contactar centenas de professores de todo o país, confirmar o grande descontentamento que impera nesta classe profissional e preparar a greve nacional e as duas manifestações, no Porto e em Lisboa, que terão lugar em 6-6-23.

Fonte: FENPROF