No dia em que o Hospital de Vila Franca de Xira assinala dois anos de gestão EPE, 1 de Junho, os trabalhadores estarão em greve e participarão numa concentração em frente ao hospital pelas 11h30, estando em greve nos turnos da manhã.

A exigência da contratação urgente de profissionais, as 35 horas de horário semanal e a igualdade de direitos são as principais reivindicações.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA) e os trabalhadores exigem:

• A regulamentação dos horários de trabalho, aplicando as 35 horas de trabalho por semana, incluindo para as novas contratações;

• O efectivo pagamento de todas as horas/turnos extraordinários;

• A harmonização de direitos tendo por base a legislação que vigora nas restantes instituições do SNS;

• O direito à progressão na carreira;

• A contratação urgente de profissionais.

É urgente que o Conselho de Administração do Hospital Vila Franca de Xira e o Ministério da Saúde subscrevam os Instrumentos de Regulamentação Colectiva com o SEP e o STFPSSRA no sentido de considerar a mesma legislação aplicada às restantes EPE do país, com o objectivo da harmonização de direitos.

Além disso, a carência de profissionais nestes hospitais é uma realidade que provocou a redução do número de profissionais por turno, a realização de trabalho extraordinário programado e não programado e elevados ritmos de trabalho, levando à exaustão destes trabalhadores.

É fundamental criar condições de trabalho para atrair e fixar trabalhadores, nomeadamente tempos de descanso adequados e a contabilização de todos os anos de serviço para efeitos de progressão.

Fontes:

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses

O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas

Trabalhadores do Hospital Vila Franca de Xira em greve no dia 1 de junho