O SINTAB e a Administração do Matadouro Industrial do Cachão concluíram o processo de negociação que havia sido despoletado por iniciativa reivindicativa dos Trabalhadores, num acordo que lhes traz
melhoria de rendimentos.

O Acordo determina a implementação de 1 diuturnidade, no valor de 10€, a cada 5 anos de antiguidade na mesma categoria, com aplicação imediata de 3 diuturnidades aos Trabalhadores mais antigos, acrescendo 30 € ao seu rendimento mensal, já em cima do aumento de 55€ aplicado em janeiro por inerência da atualização do salário mínimo nacional. Esta parte do acordo determina o aumento imediato
de 30€ a 17 dos 24 trabalhadores da empresa, 20€ a 2 trabalhadores, e 10€ aos restantes.

O acordo contempla ainda a dispensa do trabalhador no dia do seu aniversário, sem qualquer perda de remuneração e direitos, e ainda o direito a 25 dias uteis de férias e subsídio de férias, sem penalizações
nem restrições. O Matadouro Industrial do Cachão está inserido no Complexo Agroindustrial do Cachão e é propriedade das Câmaras municipais de Vila Flôr e Mirandela, e abastece toda a zona Nordeste do país.

Estes Trabalhadores, outrora bem remunerados, estiveram 15 anos sem um único aumento salarial, até serem “apanhados” pelo SMN, tendo visto caducar o seu Contrato Coletivo por iniciativa das associações
patronais do setor. Neste caso em particular, foram ainda abandonados pelo sindicato que os representava, filiado na UGT, um sindicato que, além de se extinguir e voltar a constituir com sufixos diferentes no nome, se dedica ainda, e de forma exclusiva, a assinar todas as propostas de contratação coletiva apresentadas pelos patrões, contribuindo diretamente para a desregulação de horários, descaracterização de funções, e o contínuo empobrecimento de quem trabalha.

Os Trabalhadores do Matadouro Industrial do Cachão assumiram já iniciar trabalho sindical a partir de Setembro com vista à apresentação de caderno reivindicativo para 2024, em que constarão as suas justas
ambições.

Fonte: SINTAB