Casa da MúsicaApós várias notícias sobre a conclusão do relatório do Grupo de Reflexão da Fundação Casa da Música, desde 9 de Novembro, notícias essas que incluíram informação alegadamente constante do documento, o CENA-STE pediu-o formalmente ao Presidente do Conselho de Fundadores da Casa da Música e ao Ministério da Cultura. Passados 15 dias, não obteve resposta do primeiro.
Do segundo, obteve uma não-resposta, remetendo esclarecimentos para uma reunião de 29 de Novembro, para a qual o Conselho de Administração convocou os trabalhadores da Fundação. Aí, segundo o Ministério, seriam “apresentadas as principais mensagens e próximos passos resultantes do trabalho do Grupo de Reflexão — Missão, Modelo de Governação e Financiamento”. Mas, na verdade, aí os trabalhadores ficaram a saber que o tal relatório será mantido longe da sua vista, longe da análise dos principais interessados e do país que investe na importante missão desta instituição.

Lamenta-se que o próprio Ministro da Cultura, que lançou a ideia para este Grupo de Reflexão, não se esforçasse mais para que aquele trabalho fosse fundado, também, nos contributos dos trabalhadores, completamente desconsiderados no processo. E espera-se que não alinhe na falta de transparência que leva a classificar-se como “confidencial” o resultado de um trabalho desenvolvido, alegadamente, para se encontrar soluções para alguns dos problemas mais graves da instituição.

As informações e sugestões reunidas pelo Grupo de Reflexão serão, como anunciado, analisadas pelo Conselho de Fundadores e poderão dar origem a mudanças estatutárias que muito influenciam os trabalhadores. As virtudes desse processo estarão gravemente em causa se este não incluir uma análise e uma participação activa dos trabalhadores e dos seus representantes. Por isso, é crucial conhecermos o documento e participarmos na discussão sobre as soluções aí desenhadas.

Pelas suas possíveis implicações na vida dos trabalhadores e na missão cultural da Casa da Música, o sindicato CENA-STE insistiu hoje na divulgação do Relatório do Grupo de Reflexão da Casa da Música, junto do Presidente do Conselho de Fundadores e do Ministro da Cultura.

Fonte: CENA-STE