Os trabalhadores da Faurecia - Sistemas de Escape Portugal, SA, fizeram greve na quinta-feira passada, com grande adesão, e concentraram-se no exterior da fábrica, durante a manhã, persistindo na exigência de aumentos salariais dignos e justos.

Com um pré-aviso de greve válido para todo o mês, os trabalhadores - organizados no SITE Norte - decidiram avançar com a luta num plenário, que teve lugar na segunda-feira, dia 25.

Desta forma, quiseram deixar bem claro que não aceitam os aumentos insuficientes e injustos que a administração pretende aplicar. Como o sindicato referiu num comunicado, na véspera da greve, os valores avançados pela empresa não permitem combater os baixos salários nem recuperar a perda de poder de compra.

A administração desta multinacional francesa continua a «assobiar para o lado» e não vai ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores, tanto no aumento justo do salário, como na resposta às outras matérias do Caderno Reivindicativo.

Nos últimos cinco anos (2018 a 2022), a Faurecia - Sistemas de Escape teve resultados líquidos (lucros) no valor de 100 milhões de euros. Mas a grande maioria dos seus trabalhadores recebe pelo valor do salário mínimo nacional.

No Grupo Faurecia (FORVIA), em Portugal, esta é a empresa que melhores resultados tem obtido. Já os seus trabalhadores são os mais mal pagos.

Uma greve pelos mesmos objectivos ocorreu a 9 de Junho de 2023.

Nova greve por salarios dignos na Faurecia de Braganca