Os trabalhadores da VW Autoeuropa merecem mais do que aquilo que resultou da nova negociação do Caderno Reivindicativo e que não responde ao que ficou expresso nos plenários. Para uma resposta apropriada, não se descartará nenhuma forma de luta.

O último resultado divulgado, referente à negociação do Caderno Reivindicativo, não vai ao encontro do que os trabalhadores manifestaram nos plenários de dias 12 e 13, entende a Comissão Sindical do SITE Sul.

A Administração demonstra, com a sua última proposta, manter uma postura de desvalorização e afronta aos trabalhadores — afirma-se num comunicado hoje emitido pelo sindicato.

A parte patronal retirou da negociação o desbloqueio das bandas salariais, medida que iria abranger muitos dos trabalhadores mais antigos, que há já muito tempo merecem o devido reconhecimento da empresa, pelo seu contributo de décadas para o sucesso da VW Autoeuropa. E iria também possibilitar aos mais novos uma progressão salarial mais justa no futuro.

A Administração revela má-fé negocial, porque continua a tentar impor a sua intenção de obter um acordo a três anos. Isto contraria a vontade dos trabalhadores, inscrita no Caderno Reivindicativo. Além disso, os trabalhadores já manifestaram o seu descontentamento e rejeitaram em plenário esse prazo de vigência do acordo.

Nesta nova proposta, os valores referentes ao aumento salarial continuam a ser insuficientes para os trabalhadores recuperarem o poder de compra perdido com o aumento do custo de vida, o qual é muito superior à taxa de inflação oficial.

A VW Autoeuropa e o Grupo VW têm condições para irem ao encontro das justas reivindicações dos trabalhadores, como bem mostram os muitos milhões de euros de lucros que registaram e para os quais foi decisivo o esforço dos trabalhadores.