GREVE NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DIA 10 DE ABRIL POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E DE TRABALHO E CONTRA A INTRANSIGÊNCIA DA MESA ADMINISTRATIVA

 A Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia paga salários muito baixos. A generalidade dos trabalhadores recebe praticamente o Salário Mínimo Nacional. O valor das diuturnidades que a Misericórdia paga não é atualizado há muitos anos. Há um aumento brutal dos preços de bens de primeira necessidade, bem como das rendas de casa e prestações bancárias. Os trabalhadores não aguentam este aumento brutal do custo de vida com salários tão baixos. Há falta de trabalhadores nas diversas secções e os ritmos de trabalho são muito intensos. A Misericórdia de Vila Nova de Gaia contrata trabalhadores precários através de empresas de trabalho temporário ou prestadoras de serviços, as quais contratam os trabalhadores ilegalmente a recibo verde, sem quaisquer direitos, podendo ser despedidos a qualquer momento. A Misericórdia não garante as mínimas condições de alimentação, apesar dos protestos e reclamações feitas pelos trabalhadores. A Misericórdia recusou a redução do Horário de Trabalho para as 35 horas semanais. Aliás, a Misericórdia recusou todas as propostas sindicais de melhoria dos salários e das condições de trabalho.

Assim, os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, decidiram realizar uma greve, dia 10 do corrente e vão concentrar-se a partir das 8 horas junto à porta do Lar Almeida e Costa, onde aprovarão uma moção que depois será levada à sede da instituição, onde, pelas 9:30 HORAS, SERÁ DADA UM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA para fazer um balanço da greve.

Fonte: STIHTRSN

V.N. Gaia