ENFERMEIROS EM CENTRO DE SAÚDE DE CAMPANHA

12 MAIO - DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO ESTAÇÃO DO ORIENTE – LISBOA 10H30–15H30

A enfermagem em Portugal tem uma história que remonta ao século XVI. Desde então, os enfermeiros têm desempenhado um papel relevante na sociedade, que se evidenciou nos últimos 50 anos, em particular, em vários indicadores relacionados com a obtenção de ganhos em saúde.

São reconhecidas internacionalmente as qualificações e as competências dos enfermeiros portugueses.

Em Portugal, a valorização dos enfermeiros tem que ser conquistada a “pulso” e ainda está aquém do seu real contributo para o bem-estar dos portugueses. Estes profissionais continuam a ser discriminados negativamente, incluindo em relação a outras profissões da saúde.

Exemplo disso, é a recente alteração à grelha salarial (setor público) que não valoriza suficientemente o trabalho, as funções e as competências dos enfermeiros, nomeadamente dos especialistas o que só pode ser explicado pelo histórico peso sociocultural de outras profissões.

Também no setor privado e social exigimos a negociação de Carreiras de Enfermagem valorizadas (Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho) negociados com os diferentes empregadores.

Está na hora de inverter este paradigma!

O 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, é por excelência o dia para dar visibilidade a este anseio.

JUNTA-TE A NÓS NESTE “CENTRO DE SAÚDE DE CAMPANHA”


ENFERMEIROS EM CENTRO DE SAÚDE DE CAMPANHA

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho evidencia que 15 anos de trabalho por turnos é igual a 5 anos de envelhecimento precoce. Em Portugal, ao trabalho por turnos acresce a carência crónica de enfermeiros o que os obriga a trabalhar sem o número de descansos semanais previstos na lei e imprescindíveis para a recuperação física e psíquica de qualquer trabalhador.

Continuamos a exigir a resolução de várias injustiças relacionadas com a Carreira de Enfermagem e a justa e legal atribuição de pontos a todo o tempo de exercício profissional, incluindo o pagamento dos retroativos desde 2018.

Valorizar e Cuidar dos Enfermeiros é reforçar, também, a Economia.

DOTAR OS SERVIÇOS DO NÚMERO DE ENFERMEIROS NECESSÁRIOS É GARANTIR QUE:

  • Nos Cuidados de Saúde Primários se aposta na promoção da saúde e prevenção da doença. O investimento na promoção da saúde é ter uma população mais saudável, é diminuir o número de ausência ao trabalho, é reduzir o custo em tratamentos e reforça a economia do país.

  • Nos hospitais se diminua o número de dias de internamento e os efeitos adversos que decorrem de internamentos prolongados.

  • Nas escolas e universidades as crianças e jovens têm acompanhamento. O número de crianças e jovens com necessidades especiais tem vindo a aumentar sem o correspondente aumento do número de enfermeiros nos estabelecimentos de ensino.

  • As pessoas possam ser cuidadas em suas casas, evitando a exposição a agentes patogénicos que infestam os hospitais e são responsáveis pelo aumento do índice de mortalidade.

  • O Serviço Nacional de Saúde, universal, geral e gratuito garante mais e melhores respostas aos cidadãos.

  • Que no setor privado e social, sejam garantidas melhores condições de trabalho – aumento dos salários e as 35 horas/semana.

Celebremos o Dia Internacional do Enfermeiro reivindicando o reconhecimento do nosso secular contributo para o bem-estar dos cidadãos.

Fonte: SINDICATO DOS ENFERMEIROS PORTUGUESES