PROCESSO NEGOCIAL NA WT PLAY

WT PLAY RECUSA AUMENTO DO SUBSÍDIO DE TURNO, MAS ACEITA PAGAMENTO 14 VEZES POR ANO

O STT esteve numa reunião com a WT Play no dia 21 de Maio para tentar melhorar o valor do Subsídio de Turno e as condições da sua atribuição.

Embora a WT Play tenha aceitado pagar 14 vezes no ano (na proposta inicial só pagaria 11 vezes no ano), não aceitaram melhorar o valor que estava em cima da mesa:

3 turnos (laboração contínua) – 17.50 euros/mês;

2 turnos (manhã, tarde/noite) – 12.50 euros/mês.

Fazendo uma retrospectiva da intervenção do STT na WT Play em 2025, valorizamos que:

O subsídio de refeição foi aumentado para o valor máximo de isenção quando pago em cartão, 10.20€, mais 60 cêntimos por dia, com efeitos a 1 de janeiro;

O Carnaval passou a ser considerado feriado, já a partir de 2025;

Os salários foram aumentados com o mínimo de 2.4%, com efeitos a 1 de Janeiro (Inexplicavelmente os aumentos foram aplicados de forma diferenciada, sem justificação válida na opinião do STT, em termos gerais entre os 2.4% e os 6.4%. O Tribunal do Trabalho vai ter de ser chamado a pronunciar-se sobre se estes aumentos diferenciados em 2025 configuram ou não uma discriminação salarial);

Foi consagrado o Subsídio de Turno, com efeitos a 1 de Maio, pago 14 vezes no ano (com o compromisso de ser melhorado a partir de 2026.

O STT entende que se podia e devia ter ido mais longe, mas infelizmente a postura da WT Play, de obstaculizar de forma contínua as propostas dos trabalhadores impediu melhores resultados.

O ataque constante ao STT para levar os trabalhadores a virarem-se contra o Sindicato e a tomada de medidas "fora da lei" obstruiu que o processo corresse com normalidade como acontece na generalidade dos processos onde o STT intervêm e que tivesse um desfecho mais justo, onde a valorização dos salários dos trabalhadores fossem uma realidade.

Fechado este ciclo de negociação, irá percorrer-se um novo caminho: o da via judicial para contestar todas as malfeitorias que a WT Play insiste em fazer.

O SINDICATO IRÁ RECOLHER TODAS AS PROVAS PARA AVANÇAR JUDICIALMENTE CONTRA A WT PLAY EM DIVERSAS FRENTES

Contra a postura da WT Play, vamos exigir: I) a retirada de todas as faltas injustificadas aos trabalhadores que fizeram Greve; II) o pagamento das médias do trabalho suplementar e das horas nocturnas no salário do mês das férias e nos subsídios (com pedido de retroativos ao ano da admissão. Os trabalhadores devem guardar todos os recibos de ordenado); III) a aplicação do Artigo 498A aos trabalhadores da Operação RTP; IV) a reversão de todas as medidas tomadas contra trabalhadores que exercem os direitos, nomeadamente os Direitos de Parentalidade.

Agiremos, também, contra os responsáveis da empresa que tenham tomado decisões que, na avaliação do nosso Gabinete Jurídico, configurem a segregação, a perseguição e o assédio laboral.

TRABALHADOR DA WT PLAY, ACREDITA: SÓ COM A UNIDADE CONSEGUIREMOS DEFENDER A LEGALIDADE E OS TEUS DIREITOS.

STT, 90 ANOS DE INTERVENÇÃO, UNIDADE E TRABALHO

Fonte: STT

WT Play judicial