O STIM não aceita que a Boliden, nova proprietária da Somincor, tenha, como primeiras notícias para os trabalhadores, a recusa de actualiação salarial justa e a tentativa de alterar o modelo dos horários de trabalho.
O sindicato, numa nota de imprensa hoje emitida, dá conta do resultado dos plenários de trabalhadores das minas de Neves Corvo (Castro Verde), realizados nos dias 15 e 16.
Os trabalhadores recusaram, de forma absoluta, qualquer alteração ao modelo de horário vigente, assim reafirmando o que ficara expresso no último referendo promovido pela empresa.
O que os trabalhadores exigem são respostas positivas às propostas constantes do seu Caderno Reivindicativo, que foi entregue em devido tempo.
Não se pode aceitar que a multinacional sueca, na primeira proposta que apresenta aos trabalhadores, recuse qualquer actualização salarial que lhes permita fazer face ao enorme aumento do custo vida registado nos últimos anos.
Igualmente, afirma o STIM, não se aceita que a Boliden queira alterar o modelo de horário de trabalho, avançando com pressões e chantagens sobre os trabalhadores, para que estes aceitem um modelo de horário concentrado, ignorando completamente que existe um horário acordado e aceite pelos trabalhadores. Para além de lhes retirar direitos, isto ainda lhes desregularia completamente a vida pessoal e familiar.
O sindicato não aceita esta atitude da nova proprietária da Somincor e adianta que irá utilizar todos os meios ao seu alcance, em defesa dos trabalhadores, não descartando, inclusivamente, a emissão de pré-aviso de greve, se a administração não alterar o seu posicionamento.