DIA 3 DE JUNHO TODOS AO PLENÁRIO GERAL
DAS 8:00 ÀS 13:00, COM RECOLHA DE MATERIAL.

O STRUP apela assim à presença de todos os trabalhadores no Plenário Geral, com recolha de material, entre as 8h e as 13h, do dia 3 de junho, nas instalações de Cabo Ruivo.

Este Plenário é convocado nos termos da lei, que permite a realização de reuniões de trabalhadores, até 15 horas por ano, com o tempo justificado e sem perda de remuneração.

Vamos decidir juntos o caminho a seguir, num quadro em que mais do que nunca é necessária a unidade de todos os trabalhadores, com vista a um aumento real e substancial dos salários e pela evolução para as 35 horas semanais!

Passados quase 2 meses desde a última reunião realizada com a administração da CarrisTur, esta veio a marcar nova reunião para o dia 4 de junho.

Registamos que a marcação desta reunião aconteceu após termos iniciado alguns contactos com os trabalhadores, para a marcação do Plenário Geral.

A acompanhar a marcação da reunião veio uma contra-proposta da administração relativa à revisão do AE.

Propõe a administração que a atualização salarial seja de 70€ na tabela, um acréscimo de 72 cêntimos no subsídio de refeição, passando este para 11,30€/dia, a redução do intervalo máximo diário de 2h e 30 para 2h e o alargamento das anuidades para 19 anos.

Para tanto tempo de espera, parece-nos que a administração da CarrisTur continua na "política do poucochinho" para os trabalhadores, apesar de ser evidente a subida dos lucros operacionais, que só acontecem pelo empenhamento dos próprios trabalhadores.

Tal como na Carris, continuam a ser elogiados pelo trabalho desempenhado, mas na hora do seu reconhecimento, fica-se pela perpetuação dos salários baixos e na recusa à evolução civilizacional dos direitos, como é a consagração das 35 horas semanais.

Fonte: STRUP