No próximo dia 13 de Agosto, iremos realizar um plenário geral, onde debateremos a posição que o CA assumiu na última reunião de 4 de Agosto.
O C.A, para além de reafirmar a concordância já assumida, quanto à não contabilização do tempo de greve para penalização do regime de majoração das férias, também transmitiu:
Que revê a sua anterior posição quanto à calendarização para uma redução do tempo de trabalho, aproximando-se assim das propostas que apresentámos na reunião anterior.
Aceita que a redução do tempo efetivo de trabalho para as 39 horas, seja para todos os trabalhadores, com horários de trabalho superiores, mantendo que esta redução se faça em Junho de 2026. Nas oficinas admite que esta redução se faça, em duas meias-horas, em dois dias a determinar;
Aceita que a redução no PNTS (período normal de trabalho semanal), para todos os trabalhadores, se faça, não em Dezembro de 2026, como propusemos, mas sim em Janeiro de 2027. Esta redução teria impacto na subida do preço/hora.
Perante esta evolução a FECTRANS- STRUP, transmitiu que só tomaria uma posição definitiva após discussão com os trabalhadores, sendo nesta posição acompanhado por mais duas Organizações Sindicais.
Pelo que propuseram ao C.A. que este procedesse à justificação e abono de todos os trabalhadores para a realização de um novo Plenário Geral. O presidente do C.A. aceitou esta proposta.
Assim, em conjugação com Organizações Sindicais, que subscrevem a convocação do Plenário, o STRUP-FECTRANS apela à presença de todos os trabalhadores da Carris no próximo Plenário Geral, no dia 13 de Agosto, entre as 11.00 h e as 15 horas em Santo Amaro no Car-Barn.
O Plenário terá transporte assegurado de ida e volta e como já referimos o tempo será justificado e abonado pela empresa.
Que ninguém falte ao Plenário! Vamos continuar a decidir em conjunto o nosso futuro!
Fonte: FECTRANS- STRUP