A CGTP-IN saúda todos os dirigentes, delegados e activistas sindicais e, por vosso intermédio, as muitas dezenas de milhar de trabalhadores que fizeram da Manifestação Nacional do dia 15 de Novembro, uma das mais belas e impressionantes jornadas de luta realizadas pelo MSU nos últimos anos.

melhorA justeza das reivindicações, associada à rejeição da proposta de revisão da lei laboral do Governo do PS, à exigência da melhoria dos conteúdos do Orçamento de Estado e a uma justa distribuição da riqueza, constituíram os alicerces de uma jornada de luta onde as convicções e a confiança, a alegria e a criatividade, a coragem e a combatividade e a determinação e o compromisso para a acção, foram expressas de forma sentida por uma multidão de mulheres e homens trabalhadores que acreditam e não abdicam de lutar para tornar possível aquilo que parecia impossível.

Mas se a Manifestação Nacional foi um momento alto da luta dos trabalhadores, a exigência de resposta aos inúmeros problemas que subsistem nas empresas e serviços e as expectativas entretanto criadas, justificam e exigem a sua continuidade e intensificação nos locais de trabalho e na rua.

Este é o tempo de rentabilizar as potencialidades que existem no terreno para unir e dar mais força à luta dos trabalhadores pelo aumento dos salários e a elevação do SMN para os 650€, em Janeiro de 2019; o combate à precariedade; o respeito pelos horários de trabalho e a articulação com a vida pessoal e familiar; a efectivação dos direitos individuais e colectivos; a igualdade entre mulheres e homens; a liberdade sindical e o reforço da sindicalização, enquanto eixo central da intervenção e da independência financeira dos Sindicatos da CGTP-IN.

É preciso respeitar e valorizar os trabalhadores, enquanto protagonistas da criação de riqueza e do desenvolvimento de Portugal. Um objectivo central que nos convoca a todos para assegurar a resposta necessária que os trabalhadores reclamam e o país precisa.

Foi com a luta que resistimos às sucessivas ofensivas, defendemos e conquistamos direitos, melhoramos as nossas condições de vida e de trabalho. É com a luta que vamos avançar nos direitos; valorizar os trabalhadores; por um Portugal de progresso e justiça social.

DIF/CGTP-IN
16.11.2018