A greve é um direito de todos os trabalhadores, forma maior da sua luta, um direito fundamental com consagração constitucional. É um direito irrenunciável.

Ao longo dos anos muitos foram aqueles que, usando os mais variados expedientes, tentaram atacar este direito fundamental, procurando impedir o seu exercício, minimizá-lo e até descredibilizá-lo, com o objectivo de retirar força à luta dos trabalhadores.

A CGTP-IN repudia a recente determinação de serviços mínimos nas escolas, que é inédita no nosso país, e que procura abrir um precedente para pôr em causa o direito à greve.

Ao Governo, o que se exige, é a resposta às justas reivindicações dos trabalhadores, o respeito pelos seus direitos, a garantia de emprego seguro, a valorização das carreiras e profissões, salários dignos e valorizados, bem como a defesa e o reforço das funções sociais do Estado - também por via da valorização dos trabalhadores que as asseguram.

A CGTP-IN dará firme combate a todas e quaisquer manobras que procurem pôr em causa os direitos dos trabalhadores, em particular o direito à greve, direito de Abril.

 

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 28.01.2023