Intervenção de João Lourenço, em nome da CGTP-IN, no Fórum Água é de Todos

Intervenção de João Lourenço, em nome da CGTP-IN, no Fórum Água é de todos
29 Outubro 2011

A ÁGUA  e o TRABALHO

A água teve desde sempre um papel fundamental no desenvolvimento humano e económico. Fomentou o trabalho que está intimamente ligado à realização humana e entre outros benefícios está presente através da criação de muito emprego, proporciona o nosso bem-estar e a nossa própria subsistência. Ao longo dos tempos foi construído um modelo de desenvolvimento que foi melhorado e normalizado através de práticas sociais que geraram naturalmente direitos e possibilidades de acesso ao usufruto comum da água e do seu social uso para fins pessoais e económicos. Esta prática trouxe benefícios fixando localmente as comunidades com toda a sua história comprovada através do património construído e cujo valor deve ser entendido como a água pertença de todos e essencial para o nosso bem-estar e futuro.

A água é hoje um dos recursos naturais mais ameaçados e ainda um dos mais mal repartidos. O perigo vem pelo valor que tem para a vida e para a economia é por isso que é tão cobiçada pelos especuladores privados, mas também o é pelo que representa face à sociedade e ao desenvolvimento. É de fácil previsão que quem a possuir ou dominar através do seu preço tem vantagem sobre os outros produtores porque esta é a matéria prima base mais utilizada na produção de milhares de bens e serviços hoje existentes quer na maioria das indústrias, quer no comércio e também na agricultura.

È pela importância que a água tem, e esta ser um produto insubstituível, que certamente proporcionará lucros fáceis a quem a dominar, e injustos para quem necessita dela porque o seu preço pode subir de forma insuportável, sobretudo para pequenas e médias empresas e ainda para largos extractos da população. É preciso muita atenção, porque a água pode facilmente atingir um valor económico muito elevado visto ser uma matéria-prima essencial na fabricação de muitos dos produtos correntes e porque é muito usada pelos serviços públicos e privados. Em muitos casos é mesmo efectivamente uma matéria-prima básica de primeira necessidade.

O seu preço baixo e acessível é tão importante para a competitividade de qualquer ramo de negócio ou de trabalho, que em caso contrário poderá trazer mesmo consequências directas ou indirectas aos trabalhadores na sua estabilidade social e na do seu emprego. Como sabemos a água está presente em quase todos os sectores a montante ou a jusante de qualquer empreendimento onde o trabalho exista. É utilizada no trabalho por biliões de trabalhadores em todo o mundo, é também a principal matéria-prima de que depende uma imensidão de empregos tão variados quanto a nossa imaginação nos pode levar.

A água está sempre presente na história do nosso desenvolvimento ao longo dos séculos como fonte de alimentação, energia, transporte, matéria-prima e trabalho/emprego. A água está presente e é fundamental na agricultura, na ajuda à ocupação útil da terra, mas também está presente na origem de muitas outras actividades laborais ligadas a muitos ramos de actividade que não só aos bens alimentares. Na construção há muito que é marcante nas grandes obras arquitectónicas, algumas mesmo monumentais, como por exemplo os antigos aquedutos ou as grandes barragens ou mais recentemente os imensos empreendimentos ligados ao turismo que são sem dúvida expoentes da importância da água face à economia e ao emprego do passado, do presente e do futuro. São muitos os empregos criados durante as construções e depois durante a exploração e a sua utilização.

Ao reflectirmos hoje ocorre-nos o pensamento de que talvez muitas destas obras não se teriam realizado sem a respectiva água necessária à sua construção ou ao seu empreendimento caso esta fosse privatizada gerando fins lucrativos e por isso bem paga como alguns pretendem que venha a ser  agora e no futuro. Reflectimos que quanto emprego teria ficado pelo caminho e quanta obra por realizar? Agora somos beneficiários do legado dos nossos antepassados, devemos merecê-lo é o fruto do seu trabalho e o futuro exige-nos continuar na senda do mesmo progresso sem perder os direitos como o do acesso á água de boa qualidade e sem fins lucrativos.

É imperioso assumirmos a nossa cidadania perante a ofensiva sobre a água que é de todos. Esta é uma causa a defender pelo nosso futuro e pela vida.

____________________________________________

Nota: No Fórum Água é de Todos foi decidido lançar uma recolha de assinaturas para apoiar a realização de uma Iniciativa legislativa de Cidadãos intitulada “Protecção dos direitos individuais e comuns à água” cujo documento poderão encontrar clicando aqui