Ao mesmo tempo que se assinalou o dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente, terminou a Semana Europeia para o Ambiente, na qual a CGTP-IN participou com a divulgação de Cartazes da CGTP-IN, de Apelo para a Promoção dos Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável e a defesa do Clima por uma economia de baixo carbono, que decorreu entre 31 de Maio e 5 de Junho.

meio ambienteNunca foi tão urgente a contribuição de todos para a defesa do ambiente e a concretização do Acordo de Paris que visa alcançar uma economia de baixo carbono em todo o mundo.

Do outro lado temos o lobbying da industria do armamento e extractiva, que leva o grande capital (veja-se o caso do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, do lado do grande capital dos negócios) que se esquiva ás suas responsabilidades mesmo sendo dos países mais poluidores do mundo.

Queremos como exemplo a seguir, os países que se preocupam com este problema e Portugal, em particular, deve assumir todas as suas responsabilidades, para reduzir as emissões de carbono, aumentar a produção de energias limpas e renováveis, aumentar a eficácia energética na construção, de imóveis, nas habitações e nas empresas onde trabalhamos.

A CGTP-IN defende na sua acção sindical a defesa do ambiente e a implementação dos ODS -Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável, que a ONU está a implementar no seu plano até 2030. Acreditamos na defesa do clima e do ambiente para assegurar um planeta limpo para as gerações futuras e acreditamos que esta luta permitirá a criação de novos empregos, empregos “verdes”, com condições de segurança, saúde e contratos de trabalho dignos!

Em Portugal temos ainda um grande caminho para percorrer! Portugal tem a 9.ª maior pegada ecológica entre os 24 países mediterrânicos segundo o último estudo da ZERO, organização pela defesa do ambiente, e a 6.ª mais baixa da União Europeia. Segundo esta organização, se todos os países tivessem a mesma pegada ecológica que Portugal, seriam necessários 2,3 planetas. Por isso todos temos que “meter a mão a massa”, para a aplicação dos Planos e Estratégias nacionais para o crescimento verde, para a energias renováveis, para os ODS, para a defesa do Clima, para o desenvolvimento sustentável nas empresas, na aplicação dos planos existentes.

 

Os sindicalistas devem estar atentos, devem participar, interpelar e contribuir, nas suas empresas e nos seus sectores, mas também nos bairros, nas freguesias e conselhos nas suas regiões!

No seu Programa de Acção 2016-2020, a CGTP-IN defende uma política de desenvolvimento sustentável e de criação de emprego. Não podemos ficar de mãos cruzadas sobre este tema! Nos nossos cadernos reivindicativos, nas negociações contratuais, as condições e os ambientes de trabalho têm que ser mais dignos e saudáveis. A Transição para a economia de baixo carbono pode ser realizada através de uma Transição justa e criadora de empregos dignos!

Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN – 6 Junho 2017