Celebra-se em 28 de julho o Dia Mundial de Conservação da Natureza e em Portugal, também o Dia Nacional de Conservação da Natureza.

conservacao naturezaEm 2017, o dia coincide com o período de discussão pública da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade 2025, que decorre até dia 30 de Setembro. Ressalta do documento em consulta pública o desconhecimento da biodiversidade existente em Portugal.

Só se poderá conservar bem, aquilo que se conhece bem. É por isso necessário que existam mais meios humanos e materiais para o conhecimento do património natural. Depois de conhecer bem o que existe poderá divulgar-se melhor esse património, para que assim a população valorize o que existe, se aproprie e defenda a natureza que é um bem comum, e de que aliás a humanidade é uma parte.

Por vezes nós os trabalhadores, preocupados com as nossas condições de trabalho e com a nossa subsistência, não damos a atenção devida a estes aspetos, quando são essenciais para a nossa vida, o nosso futuro e dos nossos descendentes.

Num ano em que mais uma vez os incêndios assolam o país, é necessário tirar ilações sobre as alterações que são feitas ao coberto vegetal de forma desordenada, como com a proliferação de monoculturas de eucaliptos, em detrimento de espécies autóctones, que associadas a um ano de seca, estão criadas as condições explosivas para a propagação de fogos.

A CGTP mais uma vez reafirma que, é necessário e urgente que se criem mais postos de trabalho, para guardar a floresta e vigiar a natureza.

Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Ambiente, Consumidores e Economia Social.

Consulta pública disponível em Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e da Biodiversidade