ambienteA ONU - Organização das Nações Unidas designou o dia 5 de Junho como o Dia Mundial do Ambiente.

O tema do dia Mundial do Ambiente deste ano de 2020 é a biodiversidade: é um apelo para agir contra a perda acelerada de espécies e a degradação do mundo natural. Um milhão de espécies vegetais e animais estão ameaçadas de extinção, em grande parte devido às actividades humanas. A biodiversidade é uma teia complexa e interdependente, no seio da qual cada membro desempenha um papel importante.

A COVID-19 mostra que a saúde do nosso planeta está ligada à saúde humana e colocou em evidência o facto de que, quando destruímos a biodiversidade, destruímos o sistema que suporta a vida humana. Cerca de 60% das doenças infecciosas no Homem são “zoonoses”, quer dizer que chegam até nós por intermédio dos animais.

É precisamente porque o sistema económico mercantil actual, provoca a destruição das florestas e por consequência, a destruição dos habitats, que leva os animais a encontrar novos espaços para viver, principalmente em espaços urbanos, quer sejam infectados de vírus conhecidos ou desconhecidos, quer seja por via ilegal ou não, pelos barcos, os aviões ou pela via terrestre, estes animais chegam cada vez mais aos espaços urbanos e vão contaminar cada vez mais todos os seres humanos.

É necessário parar com a destruição causada pelas actividades geridas pelo capitalismo selvagem, responsável também pela exploração depredadora do Homem pelo Homem e pelas crescentes desigualdades sociais.

Na hora em que se defende o Desenvolvimento Sustentável com a necessidade de alteração de comportamentos, a utilização das energias renováveis, eficiências energética, protecção do ambiente, das plantas e dos animais, e que os sistemas produtivos sejam amigos do ambiente, importa lembrar a condição e o papel dos trabalhadores.

Com efeito só se na sociedade e nas empresas se respeita as condições de vida e laboral dos trabalhadores é que se poderá mais facilmente perceber o respeito pela vida das plantas e dos animais.

A CGTP-IN aproveita este dia mundial do ambiente para interrogar o Estado sobre a sua política de implementação dos ODS – Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável, que deve evoluir num equilíbrio entre as necessidades ambientais, económicas e sociais, que permita o bem estar das pessoas e a evolução equilibrada da natureza.

A CGTP-IN lamento não ter tido, sobre estas políticas definidas pelo Governo, um lugar apropriado em que pudesse apresentar as suas posições como parceiro social, e apela a que todos os trabalhadores e trabalhadoras se interroguem, se manifestem e organizem também na luta sobre estas problemáticas.

(Ver: https://www.un.org/en/observances/environment-day (em inglês)

e https://www.worldenvironmentday.global/pt-br (em português)

Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP/IN - 5 junho 2020