De 29 de Julho a 1 de Agosto, com a participação de 3 500 delegados, decorreu, na cidade de Santos, o 6 ª Congresso da Força Sindical, a segunda maior central sindical do Brasil.

Participação da CGTP-IN no Congresso da Central Sindical do Brasil “Força Sindical”

A CGTP-IN fez-se representar por Carlos Carvalho do Conselho Nacional e do Departamento de Relações Internacionais.

Foi um congresso demonstrativo do bom momento que o movimento sindical brasileiro atravessa, do seu protagonismo na vida social do país.

As principais reivindicações comuns às restantes Centrais – CUT, CTB, UGT, CGTB e Nova Central Sindical – que estiveram presentes ao mais alto nível e intervieram na sessão de abertura são: Redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais; direito à reforma aos 35 anos de descontos; direito à negociação colectiva na Função Pública; proibição dos despedimentos sem justa causa.

Na Direcção da central as alterações foram de pouca monta e a Lista proposta foi aprovada por unanimidade.

O camarada Carlos Carvalho participou ainda na Mesa de um Seminário sobre a situação social e económica no Brasil, na América Latina e na Europa, que antecedeu o Congresso.

A presença da CGTP-IN foi um contributo para aprofundar as relações existentes entre as nossas centrais e entre os trabalhadores brasileiros e portugueses.