jmtd.jpgA CGTP-IN promove esta iniciativa, de 2 a 8 de Outubro de 2009, associando-se à “Jornada Mundial pelo Trabalho Digno” convocada pela CSI – Confederação Sindical Internacional. Tendo como objectivos a garantia do trabalho digno com pleno respeito pelos direitos sindicais e dos trabalhadores, esta é uma iniciativa que ocorre no preciso momento em que aumenta a contestação dos trabalhadores e dos povos às políticas neo-liberais, responsáveis pelo aumento do desemprego e da precariedade, da exploração e discriminação, da pobreza e das desigualdades.

ROTEIRO PELO TRABALHO DIGNO

EMPREGO; SALÁRIOS; DIREITOS
UMA VIDA MELHOR

Num quadro em que os recentes actos eleitorais no nosso país se traduziram numa condenação da política de direita e de exigência de resposta positiva às necessidades e anseios dos trabalhadores e de outras camadas da população, a articulação dos objectivos da Jornada Mundial pelo Trabalho Digno com as reivindicações da CGTP-IN constituem elementos indispensáveis na discussão e envolvimento dos trabalhadores na dinâmica reivindicativa pela defesa dos direitos consagrados nas convenções colectivas de trabalho, pelo aumento real dos salários e o combate à precariedade laboral.

Neste contexto, estão programadas um conjunto vasto de acções, nomeadamente plenários e contactos com os trabalhadores dos diversos distritos e sectores de actividade, destacando-se as seguintes iniciativas públicas, em cada uma das cinco regiões:

2 OUTUBRO

U.S. ÉVORA

08H30: Concentração de trabalhadores despedidos da Tyco;
Jardim junto ao Governo Civil

6 OUTUBRO

U.S. BRAGA

15H00: Plenário Geral dos trabalhadores da Jado Ibéria (metalurgia) junto à entrada das instalações da empresa, contra a aplicação ilegal do lay-off (3ª vez consecutiva)

7 OUTUBRO

U.S. ALGARVE

14H30: Plenário no Hospital de Faro.

U.S. PORTO

Roteiro por empresas de diversos sectores de actividade, nomeadamente com os trabalhadores da JP Sá Couto (Material Eléctrico), Sahkti (Metalurgia), Hospital S. João (Enfermeiros), Novinco (Cerâmica), Fapobol (Química), e Confetil (Têxtil)

8 OUTUBRO

U.S. COIMBRA (CERNACHE)

09H30: Concentração de trabalhadores da Real Cerâmica e da Poceram

U.S. AVEIRO

17H30: Concentração de trabalhadores corticeiros junto à sede da Associação Patronal (APCOR), em Santa Maria de Lamas

U.S. LISBOA

15H00: Concentração dos trabalhadores da Saint Gobain Glass (Santa Iria Azóia), pela retoma da produção da chapa de vidro;
17H30: Plenário dos trabalhadores da C.M. Lisboa (edifício do Campo Grande), pela igualdade de direitos entre trabalhadores precários que passaram ao quadro de efectivos e os restantes funcionários.

O Secretário Geral da CGTP-IN participa nas iniciativas programadas para Braga, Coimbra e Aveiro.