Armando Farias, membro da Comissão Executiva, representa a central nas comemorações do 1º de Maio de 2013, em Havana, promovidas pela CTC – Central de Trabalhadores de Cuba. Para além da manifestação do 1º de Maio, a CGTP-IN participará em reuniões de trabalho com a CTC e num Encontro Sindical Internacional de Solidariedade com os Trabalhadores e Povo de Cuba.

Mensagem da CGTP-IN ao 1º de Maio da CTC de Cuba

Queridos e Queridas Companheiro(a)s,
É com muita alegria e emoção que a delegação da CGTP-IN de Portugal celebra junto aos trabalhadores de Cuba e a tantos representantes do movimento sindical internacional, o glorioso 1º de Maio, dia internacional de solidariedade e luta pelos direitos e pelas mais profundas aspirações da classe operária e de todos os trabalhadores, no mundo inteiro.
A nossa presença é um testemunho da nossa inquebrantável e permanente amizade e solidariedade para com os trabalhadores cubanos, para com a Central de Trabalhadores de Cuba, para com o povo heróico da pátria de Fidel e de tantos outros revolucionários que, há mais de meio século, derrubaram a tirania ditatorial e encetaram o épico caminho da construção de uma sociedade sem exploradores nem explorados.
O vosso exemplo de bravura e coragem, as vossa conquistas, têm sido uma permanente fonte de inspiração para os trabalhadores e povos do planeta nas lutas que ao longo de décadas têm desenvolvido, nos vários continentes, contra a exploração, contra o imperialismo, pela liberdade, a soberania nacional, a paz e a justiça social.
Em particular na América do Sul e no Caribe, desenvolvem-se processos anti-monopolistas e em muitos casos anti-imperialistas, em busca de convergências e unidade de acção para a implementação de novos modelos de desenvolvimento económico, social e político que possam configurar alternativas ao imperialismo e ao neoliberalismo. 

E o exemplo e solidariedade da Cuba socialista estão sempre bem presentes entre os trabalhadores e povos na vossa região do mundo.
Queridos e Queridas Companheiro(a)s,
Também entre os trabalhadores do nosso país, na CGTP-IN e entre os democratas e progressistas em Portugal, existe um sentimento de activa solidariedade com Cuba, com os seus trabalhadores e povo. Celebrámos massivamente, nas ruas de todo o país, há apenas alguns dias, o 39º Aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, que pôs termo a uma das mais longas e ferozes ditaduras na Europa e abriu caminho a profundas e importantíssimas conquistas populares no plano político, económico, social e cultural. Infelizmente, pouco tempo passou dessa gloriosa data para as forças do grande capital nacional e internacional começaram a tentar destruir essas conquistas.
Como sabeis, foi aplicado a Portugal, desde 2011, por uma troika internacional - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional, com o apoio de forças políticas portuguesas no governo, um brutal plano de austeridade para quem trabalha, visando deliberadamente favorecer as instituições financeiras e económicas do grande capital, através de cortes nos salários e pensões, aumento brutal de impostos sobre o trabalho, privatizações, ataque aos direitos laborais e sociais. Esta violenta ofensiva está a conduzir o nosso país a uma brutal taxa de desemprego (perto de 20%), recessão económica, empobrecimento, exclusão social, aumento das desigualdades, ataque à própria democracia.
Por isso a CGTP-IN, central sindical de classe e de massas, resiste, mobiliza e luta, apresenta propostas alternativas a este caminho de desastre nacional e, dizemo-lo, também europeu, já que situações semelhantes estão em curso na Grécia, em Chipre, na Irlanda, mas também noutros países da União Europeia. Este é um tempo de incrementar a luta sindical e popular, em cada país, no nosso continente e no mundo para resistir, lutar e derrotar o grande capital e os governos ao seu serviço.

Em Portugal são também massivas as comemorações do 1º de Maio deste ano, na maioria das cidades e vilas. Os trabalhadores e o povo lutam abnegadamente para que o governo de Portugal se demita ou seja demitido e para que sejam convocadas eleições, de forma a que os Portugueses se pronunciem livremente por uma alternativa política e por uma política alternativa, ao serviço do país, dos trabalhadores e do povo.
Companheiras e Companheiras,
Reiterando a nossa frontal condenação da situação ilegal imposta aos 5 heróis cubanos nos EUA, com quem estamos profundamente solidários, exigindo a sua incondicional libertação, a CGTP-IN manifesta uma vez mais a sua veemente condenação do criminoso bloqueio que o imperialismo impõe há décadas, de forma ilegal e desumana ao vosso país e povo.
Também pelo quadro adverso que enfrentais, muito valorizamos as conquistas que, o vosso povo tem conseguido lograr, defender e aprofundar. É com expectativa e esperança que acompanhamos solidariamente a reestruturação em curso no vosso país, com o afirmado objectivo de defender, consolidar e aprofundar a via socialista em Cuba.
Por isso declaramos que, em Portugal e a nível europeu e global, onde quer que intervenha, podem contar com a voz e a acção da CGTP-IN, na denúncia da ofensiva imperialista contra Cuba socialista e na solidariedade aos trabalhadores e povo do vosso país, muito particularmente com a gloriosa CTC de Cuba, que este ano realizará o seu Congresso.
No final do próximo mês de Junho realizaremos, com a presença da CTC em Portugal, um acto de solidariedade para com os trabalhadores e o povo de Cuba. Este é um dever internacionalista que jamais abandonaremos!
 

Queridos e Queridas companheiro(a)s,
Neste 1º de Maio, em que todos recordamos os nossos percursores, os mártires de Chicago, o nosso desafio maior é, honrando a sua memória, lutar com força redobrada, para construir uma sociedade nova, de progresso e justiça social, de cooperação e paz!
Viva o 1º de Maio!
Vivam os trabalhadores de todo Mundo!
Viva a CTC e os trabalhadores de Cuba!