re3fuA 20 de Junho, comemora-se o Dia Mundial do Refugiado. Este ano, o lema do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) é: “Todas as Pessoas Têm o Direito a Procurar Protecção – Seja Quem For, Quando For, Seja Onde for”.

Numa altura em que assistimos a cerca de 100 milhões de pessoas deslocadas à força, forçadas a deixar os seus países devido a perseguições, conflitos e violações dos direitos humanos, o departamento de Migrações da CGTP-IN manifesta a mais profunda solidariedade para com estes povos, defendendo que devem ser acolhidos, protegidos e tratados com respeito e dignidade nos países que os acolhem.

Os conflitos registados na Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão, Mianmar e, por último, na Ucrânia, contribuíram significativamente para o elevado aumento de pessoas deslocadas que se fez sentir a partir da última década.

Independentemente da raça, género, religião e país de origem, qualquer pedido de reconhecimento da condição de refugiado deve ser considerado, tratando todos/as os/as deslocados/as de igual forma, sem discriminação.

Continuamos a defender uma política migratória humanista, respeitadora da dignidade e dos direitos e liberdades fundamentais de todos/as os/as migrantes (independentemente do seu estatuto migratório), para a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna, em que todos/as tenham igualdade de oportunidades!

DIF/CGTP-IN

Lisboa, 20.06.2022