IMG 20170621 182402A CGTP-IN, conjuntamente com o CPPC e o MDM realizou em Lisboa uma iniciativa de solidariedade com o povo e os trabalhadores do Saara Ocidental.

Esta iniciativa contou com a participação do advogado francês que colocou uma queixa no tribunal Europeu e cuja sentença reafirma aquilo que tem sido a posição da CGTP-IN e das resoluções da ONU, de que o território do Saara Ocidental é um território ocupado ilegalmente pelo reino de Marrocos.

Participou ainda João Ferreira, deputado Europeu e membro do intergrupo do Parlamento Europeu de Solidariedade com o Saara Ocidental e Ahmed Fal, delegado da frente Polisário em Portugal.

Nas intervenções ficou claro a política de violação dos mais elementares direitos humanos que Marrocos protagoniza e que não permite o adequado acesso do Povo Saarauí nos territórios ocupados à saúde, à educação ou ao trabalho, oprimindo o povo saarauí que vive e resiste à ocupação.

Ficou ainda claro a linha política da União Europeia de violação da resolução da ONU e de desrespeito pela soberania do Saara Ocidental.

A sentença do tribunal europeu reafirma o direito do Povo Saarauí à autodeterminação, e torna clara a necessidade de uma posição por parte do governo Português de respeito pelo direito deste povo a ocupar o território que historicamente lhe pertence.

Durante estes dias houve ainda a reunião com vários grupos parlamentares assim como com a Comissão de Negócios Estrangeiros da Assembleia da República.