greve brasilA CGTP-IN saúda a corajosa e combativa Greve Geral que os trabalhadores brasileiros estão a realizar hoje contra o compromisso entre o grande capital e o governo ilegítimo de Michel Temer para a destruição de direitos laborais e sociais fundamentais para uma vida digna.

A CGTP-IN expressa a sua solidariedade com a luta dos trabalhadores brasileiros contra um governo golpista e acusado de corrupção que não olha a meios para se manter no poder, impor o retrocesso social, em benefício do grande capital brasileiro e internacional.

Os trabalhadores brasileiros estão em luta contra a redução de salários, o alargamento brutal do horário de trabalho, contra a perda do direito a férias, contra o aumento da idade da reforma e a perda do direito à reforma, contra a destruição da segurança social. Na sua luta defendem – como em Portugal – o direito à contratação colectiva e o seu papel na regulação das relações de trabalho e na protecção dos trabalhadores, direito visado pela “reforma trabalhista” para permitir que os contractos colectivos possam ficar abaixo dos mínimos estabelecidos pela lei, fragilizando ainda mais a relação desigual entre capital e trabalho.

Lá como cá, os trabalhadores combatem a precariedade, a qual o governo golpista procura alargar a toda a classe trabalhadora brasileira, instituindo um modelo sem protecção legal do trabalhador e de total submissão ao patronato, rumo que agravará ainda mais a pobreza, a marginalização e as desigualdades sociais, com o claro propósito de reduzir os custos do trabalho num país onde eles já são dos mais baixos do mundo.

A CGTP-IN expressa aos trabalhadores e às centrais sindicais brasileiras desejos de sucesso neste combate, tendo presente neste momento que a resistência e os avanços dos trabalhadores brasileiros são parte do núcleo de interesses que une os trabalhadores de todo o mundo. E em particular na América Latina, região onde se desenvolve uma luta tenaz que opõe os trabalhadores e os povos às oligarquias locais autoritárias e golpistas nos seus intentos de, junto ao imperialismo norte-americano, negar o que só a estes povos pertence, os seus direitos e soberania.

CGTP-IN
30 de Junho de 2017